O humorista Pernambucano Abdias Melo, será agraciado com um prestigiado prêmio em Paris pelo seu excepcional projeto “Sorrindo Para Curar”, a premiação já foi dada a nomes como Pelé, Oscar Niemeyer, Elis Regina,Tom Jobim Elsa Soares, Milton Nascimento. A Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture é uma Instituição Acadêmica francesa, laica, sem fins lucrativos, regida pela lei francesa de 1901, fundada em 25 de outubro de 1995. A academia ocupa um lugar privilegiado dentro da defesa, encorajamento e promoção das Artes, das Ciências, das Letras, da Cultura, do Social e do Empresarial, na França, no Brasil e no mundo inteiro.
Em meio a esse reconhecimento internacional, o Brasil se depara com um cenário desafiador no que diz respeito à saúde mental, com números alarmantes relacionados à depressão. Dados do último mapeamento sobre a doença realizado pela OMS apontam que 5,8% da população brasileira sofre de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de brasileiros. Entre as principais causas estão: dependência de álcool e drogas, brigas familiares e estresse crônico. A nível continental, o Brasil aparece atrás apenas dos Estados Unidos, onde segundo a OMS, 5,9% da população sofre de transtornos de depressão.
“O Projeto SORRINDO PARA CURAR , deu início depois que tive um derrame facial, em meio a pandemia da COVID-19 que sofri e aprendi. Na prática, entendi que o sorriso e a presença de pessoas que amamos por perto, curam doenças, como curou a minha!”, afirma Abdias.
Enquanto celebramos a conquista de Abdias Melo, é essencial destacar a situação preocupante da saúde mental no Brasil. De acordo com dados recentes do Ministério da Saúde, o país enfrenta uma epidemia de depressão, de acordo com estudo epidemiológico a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil está em torno de 15,5%. Segundo a OMS, a prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é 10,4%, isoladamente ou associada a um transtorno físico.
A premiação de Paris não apenas reconhece seu talento e dedicação, mas também destaca a importância de abordagens inovadoras na área da saúde mental.
Faça um comentário